Ações do IMAX caem 6% por causa da ausência de Harry Potter

Ação
// 11/06/2009

Nesta semana foi noticiado pelo Hollywood Reporter, dentre outros sites, que o maior lançamento do cinema neste ano (segundo pesquisas realizados por veículos de imprensa e coletagem de dados ao redor domundo), Harry Potter e o Enigma do Príncipe, não será exibido nas redes IMAX até o dia 29 de julho. O motivo é um contrato entre a rede e a Paramount, que prevê o mês de julho inteiro reservado para o filme Transformers – A Vingança dos Derrotados. O contrato fora firmado antes do filme da série Potter ser adiado de novembro do ano passado para o dia 15 de julho de 2009.

Harry Potter e o Enigma do Príncipe seria a maior estreia na rede IMAX e possui cerca de 15 minutos em cenas 3D em alta definição que só podem ser conferidas nas salas com a tecnologia IMAX 3D.

O contrato, ao que parece, não vale para os cinemas fora dos Estados Unidos. Entretanto, a assessoria da Warner Bros., em resposta ao Pipoca Combo, comentou que não é oficial o lançamento do sexto filme da série em IMAX no Brasil (só há uma sala no formato, no shopping Bourbon Pompéia, em São Paulo).

A Warner Bros. ainda vai recorrer da decisão, mesmo que isto não influencie a bilheteria do filme, até porque há pouquíssimas salas IMAX pelo mundo. De qualquer forma, quem sentiu os efeitos foi a rede IMAX. Depois da notícia de que Enigma do Príncipe só será lançado no formato duas semanas após a sua estreia mundial, as ações do IMAX caíram 6% e a tendência é piorar caso a rede insista em construir salas abaixo do padrão de qualidade habitual, com telas apenas um pouco maiores do que as convencionais e qualidade de imagem semelhante, além da disposição das poltronas de maneira normal (o apelidado FakeMAX pelos americanos – é o caso da sala de São Paulo, a única no país).

Enigma do Príncipe estreia em 15 de julho e já é candidato – com ou sem IMAX – a maior bilheteria de 2009. Se vai ter exibições no formato na sala do Brasil (que já está virando alvo de piadas e ridicularizada por conta de sua inutilidade, visto que foi criada para nunca exibir os filmes no formato) e quando isso vai acontecer, ninguém sabe.

Abaixo você confere duas imagens. A primeira é de uma sala IMAX normal. A segunda é a foto do interior do IMAX de São Paulo, muito inferior. Clique para ampliá-las:

Comentários via Facebook
Categorias
Ação, Fantasia