ARTIGO: Robins Williams e Ben Stiller

Robin Williams e Ben Stiller
Por Daniel Mattoso

Robin McLaurin Williams tem 57 anos e é um dos atores mais requisitados do cinema atualmente. Estrelou diversos filmes de sucesso e já teve sua estrela logo no início de carreira, interpretando o famoso marinheiro Popeye, em 1980. O musical apresentou para o mundo Williams, que, sete anos mais tarde, voltaria a se destacar pelo radialista de Bom Dia Vietnã. Com este, Robin Williams ganhou seu primeiro Globo de Ouro como melhor ator e ainda foi indicado ao Oscar.

Sempre lembrado por filmes de comédias, Robin se aventurou e com sucesso em outras áreas. Em 1989 estrelou o brilhante Sociedade dos Poetas Mortos, que venceu o Oscar na categoria de Melhor Roteiro Original. E Williams ainda foi indicado novamente a melhor ator, desta vez por drama. Sua estatueta veio por ator coadjuvante em Gênio Indomável.

Sua lista de sucesso incluem Uma Babá Quase Perfeita, a voz do gênio azul de Aladdin, Hook: A Volta do Capitão Gancho e o Homem Bicentenário. Sempre acostumado com papéis de herói, principalmente papéis de família, o ator decidiu estrelar alguns filmes como vilão. E em Insônia, encara Al Pacino como o policial que o persegue.

Em Uma Noite no Museu, o ator dá a vida a Ted Roosevelt, uma estátua de cera do ex presidente americano, que é sábio, mas tímido ao declarar seu amor à índia por quem é apaixonado. Na continuação, quase todo o elenco original está de volta. Ben Stiller retorna como Larry e o amigo Ted também está lá, com apenas 4 cenas, já que Williams não gosta de continuações.

ben_stiller_evolucao
Há quem diga que o ator sofre um revés em sua carreira, co-estrelando alguns filmes e não conseguindo atrair aquele público como nos anos 90. Mas só o tempo vai dizer, pois talento e carisma o ator tem de sobra.

Há quem diga que assistir a um filme de Benjamin Edward Stiller ou Ben Stiller é como ter assistido a todos. O ator de 43 anos, especializado em comédias, possivelmente repete muitos de seus trejeitos em seus personagens. Mas é sempre uma delícia dar boas risadas com uma expressão tão humana sem tantos artifícios.

Assim como vários comediantes, Stiller fez sucesso no Saturday Night Live e migrou para o cinema. Seu grande sucesso foi Quem vai ficar com Mary de 1998, que alavancou a sua parceira em cena Cameron Diaz. A partir daí, continuou a realizar filmes para a TV, já com seu nome tendo maior destaque nos créditos. Em 2000, estrelou o seu maior sucesso, Entrando Numa Fria, com Robert De Niro, que recebeu uma continuação em 2004, Entrando Numa Fria Maior Ainda, e neste ano, começa a filmagem do 3º filme da série, intitulado Little Fockers.

Possui uma amizade com o ator e comediante Owen Wilson, na qual estrelou o filme Starsky & Hutch – baseado na série dos anos 70. Como não podia deixar de ser, o longa ganhou ares de comédia. Um dos seus últimos destaques foi Trovão Tropical, no qual interpreta um ator que, dentro do filme, faz o papel de “Simple Jack”, uma retardado mental extremamente caricato baseado em Forrest Gump e Rain Man.

O ator, que também dirige, consegue reunir em sua filmografia tanto alguns ótimos papéis, como alguns sofríveis longas. Em Uma Noite no Museu 2, Stiller retorna como Larry – que agora está trabalhando como empresário e deixou a vida de guarda noturno do museu. Depois que recebe um chamado de seu amigo Jebediah (Owen Wilson), Larry vai ajudar os amigos contra uma terrível união de alguns vilões, que incluem Napoleão Bonaparte e Al Cappone. Tão divertido como o primeiro longa, é uma excelente pedida.