Batman | Sound Design do filme + Música-homenagem às vítimas de Colorado

Ação
// 02/08/2012

O som sempre foi uma peça fundamental na trilogia de Batman do diretor Christopher Nolan, sobretudo no terceiro capítulo da franquia. Tanto a épica trilha em algumas cenas como o silêncio profundo em outras são ferramentas excepcionais para se provocar um sentimento no telespectador. Não é a toa que o capítulo anterior, O Cavaleiro das Trevas, ganhou um Oscar justamente em edição de som, dada a excelência com que o áudio é trabalhado durante o filme.

E dois dos responsáveis por tamanha maestria, Hans Zimmer e o editor de som Richard King, protagonizam um vídeo (infelizmente, em inglês sem legendas) falando mais sobre como trabalharam com o áudio e a música no filme. Um bom vídeo sobre os bastidores que nos mostra o quão meticuloso tecnicamente alguns aspectos do longa são.

Além disso, há alguns dias, o próprio compositor Hans Zimmer divulgou uma música em homenagem às vítimas da chacina em Colorado, durante a sessão de meia-noite de Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge. A música se chama Aurora, nome da cidade onde o massacre ocorreu, e pode ser baixada integralmente mediante a doação de no mínimo dez centavos, que será revertida a organização responsável por atender as vítimas do acontecido.

Para finalizar, um vídeo divulgado recentemente mostra o quanto a voz de Bane foi alterada, desde o primeiro trailer divulgado até a versão final do longa. Lembro-me de ter estranhado a voz do vilão no começo do filme, e segundo o próprio Richard King, no vídeo mencionado acima, eles precisaram limpar o som o máximo possível para deixar o personagem interpretado por Tom Hardy inteligível.

Assista e ouça clicando em “Ver Completo”. Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, que já bateu a marca de U$ 300 milhões em bilheteria, já teve Crítica e Especial publicados aqui no site. Confira!


Comentários via Facebook
Categorias
Ação, HQ's, Vídeos