COLUNA | Felizes Filmes Novos

Ação
// 21/01/2009
watchmen

Ano novo, filmes novos. 2009 é aguardado por muitos como o ano de várias estreias interessantes nas salas de cinema. Então veja alguns dos títulos mais aguardados pelos cinéfilos e faça também sua lista de ingressos a serem obtidos nos próximos meses.

O ano de 2009 mal começou no resto do planeta (porque a gente sabe que, no Brasil, só depois do carnaval), mas o mundo glamuroso do cinema já se encontra em polvorosa na corrida por prêmios e reconhecimento. O último grande evento, o Globo de Ouro, condecorou vários possíveis oscarizáveis, inclusive Heath Ledger, falecido antes mesmo que Batman – O Cavaleiro das Trevas estreasse nos cinemas. Foi a primeira oportunidade do público brasileiro entrar em contato e conhecer alguns dos filmes que estarão nas manchetes e nas conversas de bar nos próximos meses. O Curioso Caso de Benjamin Button, filme que retrata a curiosa história de um homem que rejuvenesce conforme o tempo se passa, mal estreou no país e já fez a cabeça de muita gente. Slumdog Millionaire, Foi Apenas Um Sonho e O Lutador, também premiados, já são expectativas para os cinéfilos brasileiros. Mas ainda há muito mais pelo que se esperar em 2009 no cinema. Várias estréias estão circuladas com caneta marca texto no calendário.

Entre as animações que chegam às telas este ano, além de Bolt, O Grilo Feliz 2 e O Corajoso Ratinho Despereaux que já são exibidos em todo o pais, as principais são Coraline, Monstros vs. Aliens, A Era do Gelo 3, A Princesa e o Sapo e UP. O último, de parceria Disney/Pixar, estréia já em maio nos EUA, mas os brasileiros precisarão de um pouco de paciência para esperar até setembro para conferir o longa. Muito se espera principalmente de Monstros vs. Alien, principal aposta da DreamWorks para o ano, e de A Era do Gelo 3, que já possui bilheteria certa devido ao sucesso dos dois filmes predecessores.

Para os fãs de quadrinhos está garantido bastante entretenimento. O muito aguardado Watchmen, adaptação da obra de Alan Moore, parece ter a ingrata tarefa de ocupar o espaço deixado pelo sucesso de Batman. A história é aclamadíssima pelos fãs e chega ao cinema em março. Na mesma linha, há ainda The Spirit e X-Men Origins: Wolverine, uma ênfase na história de um dos anti-heróis mais queridos pelo público. Ainda na linha das adaptações, prometem sucesso Anjos e Demônios, da obra de Dan Brown, Dragonball Evolution e o super aguardado Harry Potter e o Enigma do Príncipe. Depois da sexta aventura da série de J.K. Rowling ser adiada para 2009 causando a ira de milhares de fãs (o filme era previsto para novembro do ano passado), o longa vai aparatar em julho em terras tupiniquins.

Este também é o ano de estreias de abordagem política e histórica. Enquanto o mundo volta sua atenção para a posse do novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, os cinéfilos poderão conferir uma visão do diretor Oliver Stone sobre a vida e o mandato de George W. Bush em W. Esse imperialismo americano incomoda? Então há também a opção de conferir Che: O Argentino e Che: A Guerrilha, duas partes do que se pode chamar de um só filme, que retrata as lutas do guerrilheiro Che Guevara.

Não poderiam faltar, claro, as continuidades. Filmes que, na maior parte das vezes, agarram-se no sucesso de seus antecessores como garantia de lucros, muitos duvidam que valha a pena, mas todo mundo quer ver porque já acompanha essas sagas. Exterminador do Futuro: A Salvação, Velozes e Furiosos 4, Uma noite no museu 2, Jogos Mortais 6 e até o resgatado Star Trek são alguns dos longas que tentarão, mais uma vez, quebrar a maldição das continuações. Certamente a maioria delas deverá decepcionar os que ainda nutrem esperanças, mas não é possível, ainda, julgar as que devem cair no esquecimento ou as que farão jus aos originais.

Você já fez a lista de filmes que pretende ir conferir? Se ainda não, procure fazê-lo. Alguns dos principais sucessos deste ano já estão na boca dos cinéfilos ou até mesmo nas salas de projeção. O ano que acaba de começar traz ao público novas oportunidades de diversão, de reflexão, de nostalgia ou seja lá que sentimento se busca quando sentamos na poltrona do cinema. Seja você fã de animação, aventuras, fantasia, quadrinhos ou comédias, entra ano e sai ano lá estão novos roteiros – ou não – prontos para passarem pela aprovação no controle de qualidade – ou não.

Comentários via Facebook