CRÍTICA: O Fantástico Sr. Raposo

Animações
// 02/12/2009

Fantastic Mr Fox alt res 2

Animação para adultos com baixo orçamento? Duvidoso. Sem se preocupar com isto e, o diretor Wes Anderson aposta em fugir de inovações e se guiar no que é certo. O resultado é um filme que, mesmo sem um público definido, atinge um bom nível não pela originalidade, mas por seguir direitinho a receita.

Leia a crítica de O Fantástico Sr. Raposo clicando em “Ver Completo”!

O Fantástico Sr. Raposo
por Janaina Pereira

O diretor Wes Anderson é conhecido pelo ótimo Os Excêntricos Tenenbaums, e muito se esperava dele em sua primeira animação, O Fantástico Sr. Raposo, um dos filmes mais aguardados da última Mostra de SP, baseada no clássico infantil de mesmo nome, de Roald Dahl, que escreveu também Charlie e a Fábrica de Chocolate.

Dublado por estrelas como George Clooney, Meryl Streep, Bill Murray, Owen Wilson, Adrien Brody e Willem Dafoe, a animação não deve agradar aos pequenos, mas também não tem um tema adulto o suficiente para encantar os marmanjos.

Este talvez seja o grande problema da história: sem ter um público alvo, O Fantástico Sr. Raposo é apenas uma boa animação perdida entre tantas outras. A história gira em torno de uma raposa inteligente, o Sr. Fox (ou seja, o Sr Raposo em português). Cansado de ter uma vida mais ou menos, ele decide se mudar com a família para uma árvore, localizada em uma colina, um lugar nobre para qualquer raposa.

Lá eles têm como vizinhos o Coelho, o Texugo  e a Doninha, entre outros animais, todos com suas respectivas famílias. Para alimentar a esposa e o fulho e o sobrinho que está de visita em sua casa, toda noite o Sr. Raposo rouba frangos de três fazendeiros que moram por perto: Boggis, Bunce  e Bean.

Logo o trio se une para capturá-lo e o Sr. Raposo, sua família e seus amigos armam um plano audacioso para se livrar dos fazendeiros.

Colorido e simpático, O Fantástico Sr. Raposo não tem uma grande história que o sustente, mas consegue divertir. Pena que houve pretenção demais ao apontarem que seria inovador, quando, na verdade, é apenas um bom filme de animação.

nota-8
The Fantastic Mr. Fox (EUA, 2009). Animação. 20th Century Fox.
Direção: Wes Anderson.
Elenco: George Clooney, Meryl Streep, Bill Murray, Owen Wilson, Adrien Brody e Willem Dafoe

Comentários via Facebook
Categorias
Animações, Críticas