Curtas: Músicas que embalaram os filmes dos anos 80

Artigos
// 01/11/2008

A década de 80 foi um período de grande diversidade cultural, tanto na música (surgimento da Madonna, do U2, laçamento do álbum Thriller de Michael Jackson, criação da MTV) quanto no cinema ( E.T., De Volta para o Futuro, Indiana Jones, Platoon, Blade Runner, Scarface, Robocop). Muitos filmes desta época ficaram marcados pelas suas músicas, sendo impossível desassociá-los um do outro. Aumente o volume do seu pc, levante-se da cadeira e comece a balançar o esqueleto ao som de alguns clássicos dos anos 80!

Obs.: Aumente mesmo o volume da caixa de som, pois o volume de alguns vídeos está baixo!

Take my breath away
Berlin
Top Gun (1986)

Take my breath away é a música-tema do par romântico Pete “Maverick” Mitchell (Tom Cruise), um talentoso piloto de caças, e Charlotte Blackwood (Kelly McGillis), sua instrutora, no filme Top Gun, lançado em 1986. Ganhou o Globo de Ouro e o Oscar® de Melhor Canção Original em 1987.
A música foi composta por Giorgio Moroder e Tom Whitlock, e tocada pela banda Berlin. Ganhou uma nova versão em 2004 pela voz de Jessica Simpson.

Twist and Shout
The Beatles
Curtindo a Vida Adoidado (1986)

Este clássico dos Beatles é tocado durante um desfile onde Ferris Bueller (Matthew Broderick) assume o microfone e tem uma das performances mais memoráveis do cinema. O filme é um dos marcos da juventude dos anos 80 e mostra Ferris, seu amigo e sua namorada durante um dia em que matam aula.

Oh Yeah
Yello
Curtindo a Vida Adoidado (1986)

Lançada em 1985 pela banda suíça Yello, “Oh Yeah” alcançou a 55ª colocação no Billboard Hot 100 americano em 1987 após ser a música-tema das malandragens de Ferris Bueller em Curtindo a Vida Adoidado. A música também tem várias aparições em diversos filmes.

Who you gonna call? Ghostbusters!
Ray Parker Jr.
Caça-Fantasmas (1984)

Acompanhando um grupo de para-psicólogos pelas ruas de New York, é creditada a esta música o grande sucesso do filme, dando a Ray Parker uma indicação ao Oscar® de Melhor Canção Original em 1984. Ray foi acusado de ter plagiado a melodia da música I Want a New Drug” de autoria de Huey Lewis and The News.

Axel F
Harold Faltermeyer
Um Tira da Pesada (1984)

Axel F é uma música eletrônica, tema do personagem Axel Foley (Eddie Murphy) do filme Um Tira da Pesada. Em 2005 ganhou uma nova versão remix na voz do “Crazy Frog” e fez um grande sucesso.

Glory of Love
Peter Cetera
Karatê Kid 2 – A Hora da Verdade Continua (1986)

Recebeu uma indicação ao Oscar® e ao Globo de Ouro, na categoria de Melhor Canção Original. Segundo Cetera, a música foi originalmente escrita para o filme Rocky IV, e depois de rejeitada, foi utilizada para o Karatê Kid 2.

Comentários via Facebook
Categorias
Artigos, Vídeos