Dez Filmes que Completam Dez Anos em 2018

Artigos
// 02/01/2018
batman o cavaleiro das trevas

Chegou 2018 pra lembrar que não só a galera que nasceu no ano 2000 já pode beber e ver filme proibidão, como também que você está dez anos mais velho do que quando começou a assistir ao Universo Marvel nos cinemas. Dorme com essa. Que nem no ano passado, agora você encara dez filmes que completam uma década em 2018 para que a cada item da lista você solte um “mas já!?”, seguido de um “o que eu estou fazendo da minha vida?” e de um “eu achei que a essa época minha vida já estaria feita” e coisas do gênero…

 

Homem de Ferro

Sim, o primeiro filme do Universo Cinematográfico Marvel, o dono da bola na indústria hoje, começou há dez anos quando Robert Downey Jr. deu uma reviravolta em sua carreira e se transformou no astro mais bem pago de Hollywood. O filme, na época, parecia só mais um título de super-heróis, mas a Paramount planejava o desenvolvimento do maior universo compartilhado que já chegou ao cinemas, ditando um novo formato de narrativas em conjunto que ninguém acreditava antigamente que poderia dar certo.

wall-e

Wall-E

O robô que praticamente não falava protagonizou uma animação para crianças quase sem diálogos em sua primeira metade os 90 minutos de duração. Mas a carga emocional e a direção apurada fizeram de Wall-E ser bem recebido por todos os públicos e uma das histórias mais aplaudidas já produzidas pelo estúdio. Claro, levou o Oscar da categoria.

As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian

Depois do sucesso do primeiro filme em 2005, a franquia que deveria ser o “Harry Potter” da Disney entregou um segundo filme com orçamento maior, mas efeitos visuais menos impressionantes e uma trama bem menos interessante no formato que chegou às telas. Resultado: o fracasso foi tão grande para o estúdio que o terceiro longa só passou a existir depois que passou para a Fox. Agora, com a compra da Fox pela Disney, a série poderia ter morrido de vez caso não tivesse sido adquirida pela Sony Pictures, que pretende fazer um reboot.

Marley & Eu

Filme de cachorro é um saco. A Sessão da Tarde já provou isso várias vezes. Mas Marley não era um cãozinho inverossímil que tapeava bandidos e tinha raciocínio quase humano. Ele era um cachorro como o que qualquer pessoa poeria ter em casa. E foi essa relação que transformou a comédia protagonizada por Owen Wilson e Jennifer Annintson em um dos maiores sucessos de 2008 que fez todo mundo chorar pra caralho.

kung fu panda

Kung Fu Panda

As Olimpíadas de Pequim fazem dez anos agora. Junto com Kung Fu Panda, a animação da DreamWorks que acertou muito bem o timing lançando um de seus personagens mais carismáticos depois do Sherk. Com um ótimo elenco de dublagem, o filme ganhou ainda duas continuações e séries pra TV. Além da indicação ao Oscar de Melhor Filme de Animação.

batman o cavaleiro das trevas

Batman: O Cavaleiro das Trevas

Sim, uma das produções mais icônicas do cinema da atual geração completa dez anos em 2018. Batman: O Cavaleiro das Trevas definitivamente ganhou mais atenção por causa da morte de Heath Ledger, que deixou como seu último trabalho sua memorável interpretação do Coringa (que rendeu um Oscar póstumo), mas trouxe ao conhecimento do público geral o grande diretor que Christopher Nolan e foi apresentado por uma das campanhas de marketing mais impressionantes que Hollywood fez (ditou moda: tudo tinha que “viralizar”).

High School Musical 3

Claramente o maior sucesso já produzido pelo Disney Channel. A febre de High School Musical foi tão alta que o terceiro e último filme foi parar nos cinemas (maior e um pouquinho mais tolerável). Se pensarmos, já deu tempo dos alunos protagonistas da trama terem ingressado na faculdade, estagiado, se formato e estarem encarando o quinto ano no mercado de trabalho. Feel old yet?

Mamma Mia!

A adaptação do musical da Broadway com Meryl Streep pode não ter sido um sucesso estrondoso, mas fez o suficiente pra ganhar uma continuação agora em 2018, celebrando os dez anos do lançamento do primeiro filme.

speed racer

Speed Racer

A super mega hiper colorida adaptação do anime, feita pelas irmã Wachowski, não agradou todo mundo. Do “muito infantil” para o “incrivelmente psicodélico”, o longa meio que não conseguiu entender qual alvo ele queria focar e acabou não rendendo à Warner a nova série cinematográfica que gostariam. Mas pelo menos entregou uma direção de arte apurada e boas cenas de carro-fu.

Jogos Mortais V

Pense em quantos filmes Jogos Mortais você viu. Agora pense que em 2008 eles já estavam no quinto volume da série. Sua idade idosa acaba de ser revelada.

Comentários via Facebook
Categorias
Artigos