Moana | O Poder da música na nova animação Disney

Animações
// 09/12/2016
moana

A música – ou sua ausência – faz toda a diferença nas emoções que um filme pode proporcionar. Trilhas sonoras são compostas e orquestradas para potencializar os sentimentos que podem ser despertados por essa ou aquela cena. Da mesma forma, as canções que tocam ao fundo ou que são performadas pelos próprios personagens se integram ao roteiro ajudando a contar a história.

Essa tarefa, longe de ser tão simples quanto parece, é executada com perfeição por Lin-Manuel Miranda, Opetaia Foa’i e Mark Mancina, o trio que encabeça as músicas do novo longa de animação do Walt Disney Studios, Moana. Miranda, que vive uma grande ascensão graças a Hamilton, um dos maiores sucessos da Broadway atualmente, escreveu as canções do filme em parceria com o samoano Foa’i, que trouxe para as letras não apenas o idioma do país polinésio, mas um senso de aventura e misticismo que evoca a cultura das Ilhas do Pacífico. Somado o trabalho de ambos à composição de Mancina, o resultado é uma trilha sonora que traz para quem ouve um delicioso abraço do oceano. Se fechar os olhos, dá até para sentir o cheiro da maresia. Tudo isso sem deixar de lado a magia característica do estúdio: basta ouvir meio minuto de qualquer música para identificar que se trata de um longa da Disney.

Atuar e cantar ao mesmo tempo já é complicado em live action. Imagine, então, ter que fazer isso em uma animação, onde a única forma que os atores têm para transmitir alguma emoção é pela voz. Nesse quesito a dupla de protagonistas, Auli’i Carvalho (a própria Moana) e Dwayne Johnson (o semideus Maui), faz bonito. Os outros nomes do elenco acompanham e o resultado é além de satisfatório. É possível sentir a emoção dos personagens e, graças às letras, ritmo e principalmente trabalho vocal, entender a personalidade de cada um com bastante facilidade.

aulii-carvalho

Composições inspiradas – tanto em inglês (ou português, quando for lançada a versão nacional) quanto samoano – permeiam todo o álbum e promovem uma imersão que não temos a sorte de experimentar todos os dias. Se a trilha sonora de Moana já funciona por si só, levando quem ouve a navegar pelos mares lado a lado com a nova princesa da Disney, imaginar a força que ela terá junto ao filme é arrebatador.

Pode apostar: em um futuro próximo veremos alguma canção de Moana (arrisco a poderosa “We Know the Way“, performada por Miranda e Foa’i) figurar entre grandes ícones musicais da história da animação, como “Circle of Life“, de O Rei Leão, ou “Let It Go“, de Frozen.

Se você ainda não ouviu o magnífico álbum da trilha sonora de Moana, fácil de encontrar em qualquer plataforma, faça-se o favor de mergulhar nas músicas que embalam a história da princesa polinésia e aventure-se com ela velejando pelo oceano Pacífico. Seus ouvidos – e seu coração – vão agradecer.

Moana estreia no Brasil em 5 de janeiro. Ouça a trilha no Spotify clicando aqui.

Comentários via Facebook
Categorias
Animações, Artigos