Prometheus: novo pôster é pura definição de “ficção científica” [pode conter spoilers]

Ação
// 17/05/2012

Estamos acostumados a nos deparar com pôsteres cujas artes estão mais orientadas a transformarem os atores em rostos perfeitamente plásticos do que resumir a ideia do filme em questão. Muitas vezes são bons trabalhos, com ótimas montagens e, às vezes, até criativos. Mas hoje, quase nunca um cartaz alcança o ponto de traduzir em uma imagem aquilo que o filme é, ou aquilo no que o filme se sustenta. Não é o caso do trabalho empregado no excelente novo pôster de Prometheus, que toca nas ilustrações  sobre a ficção científica como uma proposta de aventura e, por que não mencionar, adivinhação sobre o que o futuro tecnológico traria. Veja-o abaixo, clicando para ampliar:

O filme (que é o prelúdio da série Alien e marca o retorno do diretor Ridley Scott à franquia) mostra uma equipe de cientistas e exploradores em uma jornada que testará seus limites físicos e mentais e os largará em um mundo distante, onde eles descobrirão as respostas para nossos dilemas mais profundos e para o maior mistério da vida.

Há sites informando que o pôster pode conter spoilers. A meu ver, spoiler é tudo aquilo que entrega a chave de uma história, uma resposta final que nós deveríamos ou descobrir no desenrolar da trama ou encontrá-la com certa surpresa. Ou, ainda, um mero “quem matou”. Aparentemente (e julgando a partir do fato de não ter visto o filme), o pôster mostra uma colisão entre naves que deve fazer parte do final do primeiro ato ou início do segundo, causando o pontapé inicial para as complicações do desenvolvimento da narrativa, que só virão a ser resolvidas/respondidas durante ou após o clímax (e estragá-las, sim, seria um spoiler).

Com Noomi RapaceCharlize TheronMichael FassbenderIdris ElbaGuy PearceSean HarrisLogan Marshall-Green e Kate Dickie, Prometheus tem estreia prevista para 8 junho de 2012.

Comentários via Facebook