Vivo On – Coisas Legais para Se Fazer Offline: Museu Carmen Miranda

Artigos
// 17/11/2010

Para quem é interessado em história e curiosidade do cinema, a dica (entenda por “dica” como um convite irrecusável) é o Museu Carmen Miranda. A pequena notável – e brasileira melhor sucedida em carreira internacional – recebe a sua devida homenagem e tem a trajetória eternizada dentro das paredes circulares do museu, criado em 1956 (um ano após a sua morte), mas inaugurado apenas 20 anos depois.

O acervo contém mais de três mil e quinhentas peças, em sua maioria pertecente a própria Carmen e doados pela sua família. Entre estas peças encontram-se figurinos utilizados em momentos cruciais da sua vida pessoal e profissional, como o turbante usado em seu casamento, no dia em foi homenageada na Calçada da Fama e no show em que fez na véspera de sua morte. Bijuterias, sapatos e outros acessórios, como os famosos balangandãs, que foram responsáveis por sua marca registrada pelo mundo através do cinema, também podem ser vistos. Há uma expressiva quantidade de materiais iconográficos e bibliográficos, incluindo recortes de jornais e reportagens.

Além da exposição permanente, há um programa de estudos dirigidos a professores, alunos e grupos em geral, sendo necessário o agendamento prévio.

Em setembro entrou em cartaz a exposição “Caricaturas Miranda”, que fica até 20 de dezembro, que conta com a obra do cartunista e amigo pessoal da homenageada. Os trabalhos expostos foram produzidos tanto no rio de Janeiro quanto em Hollywood, alguns dos quais a pedido da própria Carmen.

Museu Carmen Miranda
Av. Rui Barbosa (em frente ao nº 560) – Flamengo
CEP: 22.250-220 – Tel: (21) 2334-4293
Email: mcarmenmiranda@funarj.rj.gov.br

Horário de funcionamento: 3ª a 6ª feira, das 11h às 17h. Sábado, domingo e feriados das 13h às 17h. Entrada franca.

Para mais dicas imperdíveis como essa, acesse o Blog Vivo On


Comentários via Facebook
Categorias
Artigos